O CUBO (Congresso Universitário Brasileiro De Odontologia) é um congresso tradicinal organizado por alunos da Faculdade de Odontologia. Sua importânica é inegável pois desde 1975 contribui para a ampliação do conhecimento dos alunos em projetos de hands-on e palestras.
Realiza também a semana do CUBO, na qual grandes profissionais de diversas áreas discursam sobre suas qualificações e auxiliam futuros cirurgiões dentistas. Além de proporcionar projetos para a comunidade como o Projeto Sorria.
“ Eu fiz parte da gestão de 2004 como secretária geral e da de 2005 como coordenadora científica.
Sempre gostei do CUBO por ser um evento organizado por estudantes para estudantes. Quem melhor que os próprios alunos para montar uma grade científica com temas que os interessam? É um evento rico em palestras, hands-on, workshops, apresentação de trabalhos científicos e debates, não esquecendo dos happy hours e festas para o público. Na minha época o CUBO acontecia em julho, o que facilitava a vinda de participantes de outras cidades. Em uma das edições recebemos muitos participantes de outros estados e chegamos a fornecer alojamento na USP.
Aprendi muito com o CUBO. O trabalho e a responsabilidade são enormes, mas no fim vale a pena.”
Participou do CUBO dando conferências de cirurgia e acompanhou o congresso ao longo de todos os anos em que esteve na FOUSP.
Considera que o congresso soube se atualizar com o digital e sente ele cada vez mais organizado.
Na sua época, em São Paulo havia as Faculdades de Odontologia da USP (cidade de São Paulo, Bauru e Ribeirão Preto), a Faculdade de Mogi das Cruzes e a de Santo Amaro. Logo, o CUBO era um evento único no meio universitário, o que trazia pessoas de todo o Brasil.
Por mais que tenha uma adesão menor de outras regiões do país, considera o nosso congresso bem organizado e atualizado, importante para os alunos de Odontologia do nosso país.
Começou fazendo parte da “comissão de sala” e continuou no CUBO durante toda a graduação, fazendo parte de outras diretorias também, como o científico. Na época, o coquetel de abertura ocorria no “clube dos professores” e as aulas ocorriam no prédio da História.
Em conversa com os alunos do CUBO, relembra com carinho da integração com outras faculdades, com alunos de estados de todo o Brasil, os quais vinham de ônibus e se alojavam no prédio da FOUSP.
Contou para nós sobre as premiações dos trabalhos científicos que conseguiam com apoio de patrocinadores e como isso incentivava os alunos a irem apresentar os projetos.
Em um bate-papo concedido ao CUBO, a Profª Drª Marília relatou que foi convidada para participar do evento, como membro da Comissão de Materiais e Salas. Nessa época, fazia parte da gestão do Centro Acadêmico e o CUBO era um braço do CA, diferentemente do momento atual, em que são entidades distintas. Enquanto graduanda, participou todos os anos e o congresso era um grande evento, que atraía inclusive estudantes de Odontologia do Brasil inteiro. Os universitários que vinham de outras cidades e estados podiam ficar hospedados em salas da FOUSP, mas isso foi mudado e os alunos passaram a ficar em salas no CEPE. Ademais, as atividades do congresso aconteciam no prédio da História e Geografia, que dispunha de numerosas e grandes salas.